quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Manual de uso lentes de contato

O básico que precisa saber sobre o uso de lentes de contato

Um manualzinho de uma usuária de lentes de contato há mais de 20 anos.


Eu uso óculos. Tenho miopia.

Na verdade, uso mais lente de contato do que óculos.
Antes de usar óculos achava um charme quem usava. Quando comecei a usar odiei.

O médico me enganou. Disse que se eu usasse o óculos meu grau não iria aumentar. Disse também que a miopia só aumentava até os 25 anos.

Tudo mentira!

A miopia começou cedo. Era uma adolescente 4 olhos. Me sentia a feia.

Começou a época da balada e eu de óculos.
Antigamente não tinha muita opção de armação maneira.
Tirava o óculos para ficar gatinha, mas ficava uma ceguinha.
Andava com o óculos na bolsa pro caso de precisar.

Se eu tô alegre

Eu ponho os óculos e vejo tudo bem
Mas se eu tô triste, eu tiro os óculos
Eu não vejo ninguém

Tentei convencer meu pai a comprar uma lente.

TODOS foram contra. Há mais de 20 anos, as pessoas não sabiam o que era lente de contato.
Ainda mais na minha idade, tinha que tomar cuidado. Blá, blá, blá!
Eles não entendiam o que era a ruína da minha vida social.
Eu já era tímida. De óculos eu travava.

Ainda hoje não gosto de óculos. Uso de vez em quando.

Parece que tem uma barreira na minha cara.
Já passei muito perrengue com a lente. Uma vez acampei e esqueci de levar o estojo. 
Dormi de lente 2 dias. No dia seguinte acordei com uma mancha no olho. Apavorada, arranquei a lente. A mancha continuou no olho.
Deus, vou ficar cega! Que medo!
Uma coisa importante para quem usa lente: não durma com elas.
Um cochilinho no busão até dá, mas tire a lente para limpar assim que puder.
Aconteceu várias vezes da lente parar embaixo da pálpebra. Ela enrola, fica ruim de tirar. Parece que dói no cérebro. Isso acontece quando não encaixamos a lente direito, fica com ar. Aí piscou e ela sambou.
Leve uma solução de limpeza para lente para emergências.
Perdi uma lente simplesmente porque ela caiu no chão. Encontrei ela amassada e ressecada dias depois. Não tem como a lente ficar sem alguma solução líquida. Ela seca mesmo.
Deitar cansada e lembrar que tem que tirar a lente. 
E quando você vai ver televisão deitada. Tem que enxergar a TV, mas não pode dormir com a lente. Enxergar ou não enxergar a TV. Eis a questão. 
Não tem nada de bom na TV mesmo... 

Já usei várias marcas. Considero as melhores: Acuvue e Bausch & Lomb

Agora tô usando a marca abaixo. Foi barato, mas não gostei dela. 
É fina, incômoda.

Tem lente de uso prolongado. Pode durar meses.

Tem lente descartável, com descarte diário, quinzenal, mensal.
Eu prefiro a descartável. Dura o tempo certo. Não estraga antes da hora.

A solução de lente de contato não é barato. Tá entre 40 e 50 reais.
No kit vem uma grande, uma pequena de bolsa e um estojo de lentes.
É bom trocar o estojo das lentes também.
As melhores marcas são Opti-Free e Renu.

A Bio Soak é mais barata. Olho com desconfiança, mas já usei algumas vezes e nunca tive problemas. 
Já tentei usar só soro fisiológica para limpar a lente. Deu fungo.
Agora tô usando o soro de vez em quando para enxaguar a lente, mas a última lavada é com a solução e deixo repousando na solução de lente de contato. 
A limpeza é muito importante. A lente é sensível e estraga com facilidade. Dá uma colônia de bactéria, fungo que inutiliza a lente. Pode cegar. É sério!
Pode causar infecção na córnea.
Também não deve usar fora do prazo de validade.
Até sem usar a lente deve fazer a higienização.
A lágrima é uma ótima solução para cultivar fungos.
Também é importante descartar o estojo das lentes velho.


As lentes tem um lado certo para usar. Olhando de cima é quando dá para ver a bordinha dela.
Usar do lado errado pode incomodar. O certo é quando você não está sentindo a sua presença.

Coloque as lentes antes de usar creme, hidratante. Mãos limpas.
Eu evito muita maquiagem nos olhos. O pó da sombra pode incomodar, mas dá pra se ajeitar. Não é impossível.
As lentes agarram em qualquer sujeira que puder.
Os inimigos da lente de contato são poeira e ar condicionado.
Um vento forte no rosto já bagunça tudo.
Coisa óbvia é não abrir os olhos ao mergulhar, mas às vezes a gente esquece. Acontece.
Uma particulinha de qualquer coisa pode tornar seu dia um inferno.
Já tive que lavar a lente com água várias vezes, mas não é o ideal.
Já tive um dia muito difícil com uma sujeira que não saiu. Escolher entre tirar as lentes (ficar quase cega) ou ficar com a sujeirinha arranhando seus olhos.
Por isso é bom ter um colírio, soro ou a solução de lentes na bolsa.
O ar condicionado resseca os olhos. A lente precisa estar bem hidratada para funcionar bem.
Se seus olhos costumam ser ressecados pode precisar de um colírio. Eu gosto do colírio verdinho Fresh Tears.

Algumas pessoas não se adaptam as lentes por causa disso. Ficam com os olhos vermelhos e irritados.
As lentes devem sempre repousar na solução desinfetante de lentes. Certifique-se que a lente está bem mergulhada na solução.
Não precisa encher o estojo da lente. Só cobrir as lentes.
Um amigo rasgou as lentes porque encheu o estojo demais, a lente boiou até a margem e na hora de rosquear a tampa agarrou e rasgou a lente.

Eu só compro lente pela internet agora. É mais barato.
120 rex na Óticas do Povo, morô!

85, 90 na E-lens

99,94 na americanas
Compre marcas conhecidas ou recomendadas.
Costumo usar as lojas virtuais e-lens, eotica.
Considero a e-lens a melhor. Tem variedade, brindes, descontos.
Sempre recebo e-mails com desconto. A entrega é rápida e nunca tive problemas.
www.e-lens.com.br/lentes-de-contato?pagina=1

Já comprei na americanas.com, mas o frete encareceu muito.
Tenho graus diferentes nos olhos. Então sempre preciso comprar 2 caixas.
Na hora da compra tem a opção de colocar seu grau e o tipo de cegueira.
Preste atenção nessa hora para não comprar grau errado.
Grau com sinal negativo é miopia. Dificuldade de enxergar de longe.
Grau com sinal positivo é hipermetropia. Dificuldade de enxergar de perto.


As lentes não são um problema. São a solução.
O problema é como você usa.
Não precisa frescura, só cuidado e higiene.
Na maioria das vezes você não vê a sujeira na lente.
Eu acho fácil hoje, mas meu começo também foi difícil.
Tudo que escrevi que não deve fazer com a lente eu já fiz. Já estraguei lente novinha. Vários choros. Aprendi com o tempo.
Consulte um oftalmologista e vá numa boa ótica para comprar sua primeira lente e escute todos os conselhos com atenção.

Paciência e persistência são boas palavras.
Tem gente que pensa que lente de contato é só pra mudar a cor dos olhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário