terça-feira, 24 de outubro de 2017

Kefir - O que é? Como cuidar e alguns benefícios

Eu uso Kefir e recomendo
Kefir é um probiótico ótimo para a saúde. Rico em bactérias e leveduras boas para o organismo. Nós já temos bactérias no organismo, só que às vezes as bactérias boas estão em menor quantidade. 
O Kefir ajuda a equilibrar a flora bacteriana. 
É tipo os lactobacilos vivos do Yakult. Sabe?
Até no programa da Globo já teve reportagem.

Ajuda sim a emagrecer, desde que você tenha uma dieta equilibrada. Não tem milagres.
Melhora a imunidade, é anti-inflamatório, desintoxica.
Eu sei que pra mim funciona bem. Tenho síndrome de intestino irritável e minha digestão é bem ruim. Alguns alimentos me deixam muito inchada, estufada e fico dias sem conseguir ir no banheiro.
O Kefir me ajuda muito pra regularizar o intestino e melhorar a digestão.
Tenho o kefir de água. Para usar tem que coar a água dos grãos e beber. A água deve ficar no mínimo 24 horas em cultivo, mas tem variações, em épocas de calor fermenta mais rápido.
A água deve ser trocada todos os dias, colocar açúcar mascavo ou demerara e misturar. O açúcar é o que alimenta o Kefir de água. Você faz o cultivo, ele cresce, você faz doação e todo mundo fica feliz.
Usar água mineral ou filtrada, não usar açúcar branco, não inserir utensílios metálicos (colher). O recipiente deve ser de vidro, protegido da luz, insetos. Eu coloco o filó e prendo com elástico para proteger.
Uma formiga pode estragar a colônia toda.
Algumas informações na internet são meio divergentes. Algumas pessoas dizem que tem que botar na geladeira o tempo todo, outras não. Alguns lavam, outros dizem que não deve ser lavado.
Eu deixo fora da geladeira e lavo de vez em quando de leve, sem apertar ou espremer. Sem assustar os bichinhos.
Ele solta uma babinha e se não lavar fica muita coisa.
Já deixei sem trocar a água uns 2 dias. Não morreu, mas é bom não deixar sempre.

Ele cresce com o tempo. Separei uma amostra num saquinho de sacolé e botei no congelador. Faço doação assim. É bom deixar um pouco congelado pro caso do que está em uso estragar.
Parece que a amostra pode ficar 6 meses no congelador.
O kefir, tanto de leite quanto água, fica com um gosto azedinho. Quanto mais tempo mais azedo fica. 
Na primeira vez pode estranhar, mas depois acostuma com o gosto.
O de leite fica meio talhado, grosso, parece coalhada. O de água fica com a cor do açúcar e solta umas bolinhas de gás.


Se tiver com aparência estranha ou gosto muito ruim é porque estragou. Quando o meu estragou percebi logo.
Quando ele tá com um bom crescimento fica assim meio desembestado. Cresce muito rápido e os grãos ficam grandes.
Tem alguns sites que tem receita pra fazer refrigerante. Você pode beber a água coada com um suco de fruta, por exemplo.
Beber com umas gostas de limão potencializa a dieta. Só acrescente o limão depois de coado e beba logo.

www.tuasaude.com/kefir/

drjulianopimentel.com.br/artigos/kefir-beneficios-ajuda-emagrecer/

Tem o kefir de leite que tem que cultivar com leite fresco de saquinho. O leite de caixinha não é muito indicado, mas algumas pessoas usam.
Dá pra fazer iogurte, queijo, pão de queijo, requeijão. Acho o de água mais prático. Leite teria que comprar com frequência e não encontro leite fresco de saquinho com facilidade. O de leite é bom pra quem tem tempo pra fazer as receitas de iogurte, queijo, molhos, sorvete, vitamina etc.
https://www.receiteria.com.br/receitas-com-kefir/

A primeira vez que usei kefir foi um biólogo que me deu. O cara também é fã de kefir.
Mas aí o kefir morreu. Eu viajei e ficou muito tempo sem trocar a água com a casa fechada. Era verão e tava muito quente. Normal no Rio.

Tem um grupo no facebook que faz doação colaborativa de kefir, Kombucha. A pessoa te dá uma muda de kefir e você dá um pouco de açúcar mascavo.
Consegui na segunda vez assim.
Nome do grupo: Doação Colaborativa de kefir e Probiòticos - RJ- e Regiões, Probioticos

Quando recebe a doação, ainda mais se estiver congelada, é bom dar uma reativada trocando a água e colocando açúcar uns 3 dias sem consumir a água ainda.
Tem pessoas que vendem as mudas. Os fãs de probióticos dizem que não deve ser vendido, somente doado.
Algumas pessoas mandam pelo correio para outros Estados.
Quando a parada começa a crescer tem que doar, congelar ou jogar fora porque não é bom deixar muito volume num recipiente. Só se for grande.
O kefir pode morrer se crescer muito em recipiente apertado.

Seus benefícios são fáceis de encontrar na internet. No youtube tem vários vídeos.
www.vix.com/pt/saude/544162/kefir-o-que-e-o-iogurte-caseiro-que-combate-candidiase-e-antibiotico-e-regula-intestino

Eu recomendo, eu uso e aprovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário