terça-feira, 26 de junho de 2018

Bauernfest 2018

Bauernfest Petrópolis
Festa do colono alemão em Petrópolis

Já conhece a Bauernfest?
Festa adorável na também adorável Petrópolis.
Esse ano foi de 22 de junho a 1 de julho.
Todo ano tem por essa época e costuma ser 2 finais de semana.
A festa começa já de manhã. Tem várias atrações na rua. Todas grátis.
Fui no domingo que é o dia do desfile, que começa em frente ao Museu Imperial.
Crianças, jovens e idosos vestidos com trajes típicos, várias bandas de música.
Uma graça! Eram moradores da cidade e pareciam realmente felizes de estar participando.




Muitos são descendentes de alemão.
A festa é para celebrar as tradições e cultura deixadas pelos colonizadores germânicos na cidade.
Que lindinho, gente!
Estava um lindo dia de sol, mas não sei porque o povo lá tem mania de casaco.

Tem artesanato para você vestir a fantasia também, mas não se empolgue.
Garimpei para achar um arquinho de 10 reais. Cheguei a encontrar de 20.
Um chapeuzinho típico chega a custar 45 reais. Mas tem vários tipos e preços.
O bolso é seu.


Vá com um calçado confortável. Eu achei que a minha sandália era confortável mas não era!
O lugar principal da festa é no Palácio de Cristal, mas tem cerveja e comida espalhada em vários lugares.
Muitas coisinhas pra olhar, coisinhas para comprar, coisinhas para comer e muuuita cerveja.






Por isso andei bastante porque adooooooooro olhar tudo várias vezes! 
Vai que perdi algum detalhe.
Linguiça, linguiça e linguiça.

Se você não gosta de comida alemã (como eu), tem outras opções. Vários food trucks.
Muitos doces lindooooos.

Comida, cerveja, artesanato. Vários palcos com shows, teatro, danças.
Consulte a agenda em: www.bauernfestpetropolis.com.br

Me falaram que ano passado estava muito mais cheio.
Vem muitos ônibus de turismo para essa festa. A Copa pode ter diminuído o público.
E como toda festa tem fila, demora e engarrafamento, por isso vista sua paciência e deixe o carro longe.
 

Para reservar uma pousada tem que ser com bastante antecedência.
No lugar principal (Palácio de Cristal) da festa estava cheio, mas tem alguns lugares próximos mais tranquilos para sentar, descansar e comer com calma.
Fiz isso. Fui num lugar bem próximo, consegui sentar e ser bem atendida.
Comi um sanduiche de pernil ótimo. O preço estava muito bom também.
Uma coisa que achei fofa é que é uma festa alemã e tocava músicas alemãs!
Parece estranho, mas sabe as nossas festas juninas que tocam qualquer coisa menos músicas de festa junina?
Não ouvi nenhuma música que me causava sofrimento. Foi muito bom.
É isso.

Fui durante o dia e achei muito tranquilo. Muitas famílias, crianças e idosos.
Ouvi relatos de alguns problemas em festas anteriores. De noite pode ser um pouco complicado.
Sabe como é... cerveja x gente boba. Tem gente que bebe o dia todo e acha que precisa arrumar problemas.

Eu fiquei encantada com a festa alemã. Adorei mesmo.
Petrópolis já costuma ser um passeio maravilhoso.
Eu não sabia. Petrópolis tem festa italiana, festa japonesa.
Muito interessada na festa italiana...

Se beber não dirija.

Nenhum comentário:

Postar um comentário