domingo, 25 de março de 2018

Olha eu aí desfilando na Avenida!

Direto da ala da comunidade da União da Ilha

Ainda falando um pouco do carnaval. Eu desfilei.
Eu sei. Tô um pouco atrasada...

Sou mais minha Ilha. Escola do meu coração e de vocês também!
O carnaval começa cedo para quem é da ala da comunidade.
São alguns meses de preparação. O ensaio é legal, mas é tarde (começa quase 10 da noite) e no meio da semana. A gente brinca e faz amizade. É bom, mas é cansativo.
 
O ensaio é na rua e muita gente vai ver. É bem legal.
A ansiedade, animação e tensão vai aumentando quando o carnaval vai chegando.
Muito bom fazer parte de uma coisa tão grande
Não sou sambista, não é minha praia mesmo. Sambo com os braços, sei pular e cantar. 
Só isso.
Mas é bom demais, é viciante, é muito louco!
Caraaaaamba!

Em outubro começam as inscrições para desfilar na ala da comunidade. Além de pagar tem que ir nos ensaios. Se faltar muito é barrado.
Algumas escolas a fantasia da comunidade é de graça. Na União da Ilha nós pagamos e a fantasia tem que devolver no final. Reciclar é bom.

Esse ano foi 180 dinheiros da fantasia + 30 dinheiros da camisa do ensaio. A gente pode pagar parcelado até o dia do desfile.
Algumas partes tem estrutura de ferro encapado. 

Até que a fantasia não foi tão pesada. Teve anos piores.

Tem outras alas que são chamadas de alas particulares (ou alas pagas) que não precisa ensaiar, mas a fantasia é mais cara. Acima de 600 dinheiros.
Desfilei segunda de carnaval.
Preciso descansar domingo pro desfile e descansar terça do desfile.
A escola leva a gente em vários ônibus. Dessa vez o busão tinha ar condicionado. Eeeeeee!
O povo vai todo animado. Desembarcamos por volta de 19 horas na Presidente Vargas para desfilar perto de meia noite.
É puxado.
A gente mesmo leva a fantasia num saco bem grande e tem que tomar conta dela até a hora do desfile. Alguém distraído pode pegar a fantasia sem querer.
Não tem banheiro, a gente senta no chão, não tem camarote com água fresca.
Um calor. No meu caso nem bebo nada, fico com sede porque depois que coloca a fantasia fica difícil ir no banheiro.
Banheiro químico é um Ó bem grande! Claustrofobia, fedor, filas. Paguei 2 dinheiros para ir no banheiro num boteco da rua detrás.
A gente fica conversando e perde um pouco a noção da hora.  Qual escola tá desfilando? Que horas são?
Muita ansiedade!
A gente aproveita para ver os carros alegóricos que estão estacionados.
São lindos, mas estão vazios e apagados. Os caras que fizeram são artistas mesmo.
Fica mais interessante na hora do desfile. 




Fomos a terceira escola. Escutamos todos os fogos e barulhos da escola anterior, mas não conseguimos ver de perto.
A próxima escola que vai entrar fica num cercado por grades.
Somos os próximos! Vamos botar a fantasia.
As fantasias são um pouco complicadas. Precisa de ajuda de uma pessoa sem fantasia.
Queremos nos maquiar, tirar muitas fotos, postar nas redes sociais.

Mal dá pra ver a cara da pessoa.
Ficamos tanto tempo na escuridão e sujeira na Presidente Vargas que quando entramos na Avenida estranho o excesso de luz.
Parece que o dia amanheceu de repente. É o retrato do luxo e o lixo mesmo.
Rainhas e famosos desfilam junto com a gente, mas acabaram de descer dos camarotes com buffet liberado e banheiro limpo.
Passam com seus seguranças e nem olham para os lados. Guardam os sorrisos para a Sapucaí.
Nem te ligo.
Certamente receberam massagem e tiveram uma dieta balanceada para aguentar a maratona.
Eu comi um sanduiche caseiro. Qualquer coisa que eu coma me preocupa para a hora do desfile.

Todos fantasiados correndo para achar sua ala e seu lugar.
A fantasia pesa, esquenta, aperta, espeta, mas é muito legal!
Precisa de últimos ajustes.
Fico tão ansiosa que pode refletir no meu estômago.
Tirando esses detalhes, a gente se sente um pouco famoso também. 
Apesar de tudo, vale muito à pena. 

Na hora do desfile todos os problemas somem. Fico parecendo viciada curtindo onda.

Carambaaaaaaaaa!
O Ito chamou! O meu nervoso é tão grande, junto com a fantasia pesada, me dá dificuldade de respirar.
Ensaiamos antes acenos, pulos, passinhos. Na hora não tem como mexer muito. Não pode correr o risco de cair alguma coisa da fantasia.
Alguns colegas não aguentam a pressão, passam mal e são encaminhados para a ambulância.
A gente fica chateado quando vê alguém fora do lugar, pessoas que não estão cantando o samba (conta pontos!), as vezes a fantasia desmonta um pouco no meio da avenida.
Pra quem assiste é um mar de penas coloridas, mas para mim é: Caramba, eu tô aqui!
É surreal olhar o público, ver os camarotes, alguns famosos, muitos repórteres, as arquibancadas lotadas cantando e dançando. 
Pena que não posso filmar ou fotografar. Se alguém me pega com celular na mão eu vou para a guilhotina!
A gente se preocupa em dar tudo certo! Se vamos ganhar não sei! Só quero que dê tudo certo!
Passa tudo num sopro! Esqueço de tudo, até das dores. Tem que cantar o samba e aproveitar o momento que passa muito rápido.

Minha ala apareceu no minuto 20. Ala Abacaxi: Fruta cheirosa.

Quem quiser conferir o desfile.

No final tem água gelada naqueles tambores que vende mate na praia.
Aquela água é a melhor coisa do mundo naquele momento. Muita cede e calor!
Minha ala era uma das primeiras. A gente sai da avenida sem saber de nada. Andamos pela rua, passamos pelo túnel, no meio dos carros com a fantasia.
Só quero saber se a escola saiu da avenida sem estourar o tempo.
Nosso ônibus tá longe. Deve ser 1h da manhã.
Quando a gente entra no ônibus todos tem história para contar. Todo mundo consultando facebook e whatsapp para ver como foi a escola.
Quem apareceu na tv, se os carros terminaram inteiros e, principalmente: a escola cumpriu o tempo???
Vamos falando pelos cotovelos até chegar na quadra.
O corpo dói. Muita fome. Preciso de vitamina de dorflex e saber se a escola saiu no tempo certo.

Acabou. Agora é aguardar a apuração.
10! Nota 10!
Que absurdo, o cara deu 9,7! Que tenso. Que raiva! Nossa escola tava tão bonita!
Tem muita coisa para acertar ainda.

É um perrengue bom, é tenso, é viciante, é divertido, é cansativo, é muito legal!

Acho que todos que puderem deveriam ter essa experiência uma vez na vida.
Carambaaaaaaaaa!

Sou mais minha Ilha!
Tu és meu amor!
Em ti me planto
Ilha do Governador

Nenhum comentário:

Postar um comentário